TEMPLE QUOTE

 

 

 

 

É a Hong Kong, uma ilha ao sul da península com pouco mais de 56 km2.

Cidade que dizem tem os pés no passado e as mãos no futuro.

Seus edifícios modernos e altíssimos, utilizam a tecnologia do passado, ou seja, operários caminham em andaimes de bambu amarrados e sem pregos.

MISTURA DO PASSADO E DO PRESENTE

Vemos aqueles espigões em vidro, espelhos, demonstrando o progresso, o poderio de uma economia forte, mas por ter área pequena com uma população de sete milhões de almas, os apartamentos são menores que em outras cidades visitadas, porém com conforto, ar condicionado e tudo que de moderno possa ter.

DOLAR DE HONG HONG

Estando entre o Ocidente e o Oriente, sua população fala dois idiomas, o mandarim e o inglês, possuem moeda própria o dólar HK, são por acordos diplomáticos mais liberais, mesmo pertencendo a um pais comunista, Hong Kong sempre foi capitalista com uma política econômica neoliberal, conseguiu atrair capitais do resto do mundo, cobram pouco quanto a encargos sociais e nada em impostos.

Pequena territorialmente, está estrategicamente bem situada, confrontando-se com 14 países, e interessante apresenta apenas 162 anos de existência mesmo estando num solo com mais de 5 mil anos. Este pequeno povoado teve os olhos do governo britânico voltados para ele, quando da política de expansão no séc. XIX.

VISTA DE HONG KONG

Houve a invasão da ilha, pois procurava a coroa um porto bem situado no Oriente para poder abrigar suas embarcações, que levavam um produto, o derivado da papoula, o ópio, lucrativo produto.

No entanto não contavam que na ilha não havia água potável. Dessa maneira, começaram a invadir outras regiões, chegando a dominar mais de 235 ilhas pequenas, e assim, firmaram um acordo com o governo chinês.

Seria a área um protetorado da Inglaterra por 99 anos.

VISTA ANTIGA DE HONG KONG

Interessante que fazendo um retrospecto da vida da China, as 3 revoluções porque passaram, não afetaram o acordo, e em 1977 Hong Kong voltou a pertencer a China, sem perder sua soberania, e um novo acordo é firmado que até 2047 ela permanecerá como está, com porto livre, autonomia de poderes, com proprietários de empresas privadas tendo direitos.

Não se pode dizer até quando ela continuará com seu estilo político e econômico, mas nunca deixará de ser um cantinho entre dois mundos, o Oriente e o Ocidente.

HONG KONG A NOITE

Pelo que observamos pessoalmente, a população de Hong Kong não deseja seguir o regime comunista e totalitário chinês. Apreciam a liberdade de vida e de comércio.

Mesmo a população e os imigrantes, enfrentam ainda problemas habitacionais. Os filipinos e outros que na cidade buscaram abrigo, não desejam sair de lá.

Hong Kong é livre de impostos daí podendo-se adquirir objetos e roupas a preços inferiores dos seus países de origem.

Esta foi a minha visão de uma China moderníssima, linda, diferente do que ouvimos e lemos sobre ela e sua população.

 

TRÂNSITO NA CHINA

O que mais encanta é o seu povo. Gente linda, educada, respeitosa, exceto no trânsito, onde a balbúrdia é total, ninguém respeita faróis, mas não se vê um acidente.

 

PORCELANA


 

 

SEDAS CHINESAS

É uma confusão de bicicletas, motos, carros, ônibus, entrando pela direita para ir à esquerda e uma buzinadinha avisa... vou passar e todos param... rsssssssss... que gente possuidora de um bom gosto incrível. Suas porcelanas, suas sedas, tudo é de extrema beleza.

 

 

Voltar ao início - PEQUIM

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados