Há alguns anos passados... dificilmente as telenovelas escalavam para um papel de destaque... pessoas que não tivessem a cor branca.

Víamos aquelas de época... onde alguns personagens negros ou indígenas... vivenciavam situações opressoras... pelo simples fato... de seus papéis... serem ligados ao período onde nossa sociedade era totalmente patriarcal.

Importante para todas as gerações... fazerem uma correlação entre aquela sociedade e a nossa atual.

Conhecer... seus hábitos, as diversificações... nos levam à dedução que lentamente nos libertamos de preconceitos... que influenciaram no comportamento de uma sociedade... em qualquer parte do mundo.

Aquela vergonha que os negros possuíam de suas origens... atualmente vemos em menor escala. Eles buscaram direitos antes negados... uniram-se em grupos e ficaram mais fortalecidos... destacaram-se nas artes... iteratura... música... ciência... forçando a sociedade a uma reflexão um tanto profunda sobre valores... conceitos e tradições.

A entrada de pessoas de certas raças antes estigmatizadas nos centros educacionais e culturais... reforçou a idéia que não é a cor da pele que faz uma pessoa ser melhor que outra...

Ainda há resgates para o negro e o índio pela nossa sociedade.

O negro dos quilombos... estão agora mais focados no direito que têm à terra... adquirida pela posse... desde a libertação em 1888.

Os indígenas ainda sofrem pela ganância dos poderosos... que ambicionam suas terras para criação do gado... mas que na realidade sabemos ser pela riqueza em minerais como ouro... diamantes... cassiterita... e tantos outros que o mundo tanto almeja e existem... nas terras e reservas.

Uma pena que isso ocorra ainda... daí a presença de estrangeiros que podem crer... não vão até lá para abrigá-los em seus braços... mas sempre há um interesse econômico por trás de... ”tantas bondades“.

Daí sabermos de atos nada agradáveis na região.

Caminhamos lentamente na conquista de tudo aquilo necessário para uma convivência fraterna... leal... igualitária  para os brasileiros.

Vamos ter fé e esperanças... Somos um povo... MARAVILHOSO!


 

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados