Helicóptero

 

 

 

 

HELICÓPTERO... NO INFINITO DO CÉU!

BARCOS VELOZES NO MAR!

PESSOAS... NAS CRISPAS DAS ONDAS DA PRAIA!

As brancas areias da praia de Guaratuba, estão cobertas por coloridas barracas de sol, cadeiras espreguiçadeiras aqui, ali e acolá, chapéus pousados junto a bronzeadores, garrafinhas de água, geladeiras com cervejinhas e aquela batida de limão com gelo!

Tudo respira alegria.

Crianças constroem castelos de areia, correm atrás de coloridas bolas, apanham bóias de bichinhos e pranchas, lançado-se nas mornas águas à frente.

Vez ou outra, ouve-se um apito. É o guarda vidas que atento, observa aqueles que mais ousados, podem correr algum perigo.

 

Guarda vidas atento

 

Não só os menores são alertados e trazidos para a parte mais protegida, todos independentemente da faixa etária, são observados e cuidados por aqueles que com seus trajes e equipamentos emergenciais, cumprem seu trabalho... os bombeiros guarda vidas, do Batalhão da cidade de Guaratuba.

Nas caminhadas diárias, vi essa atenção para com todos, fornecendo informações ou orientando.

Soube por um deles  que haveria no segundo sábado de Janeiro um evento,  a confraternização entre aposentados, que voltariam ao mar, para marcar a união que existe entre eles, no local onde juntos preservaram vidas por mais de 35 anos.

 

 

Confraternização dos bombeiros aposentados

 

No dia em questão, fomos até o portal inflável onde seria a largada. Conversei com alguns e constatei o companheirismo, a amizade e aqui cito o Sr. Leonel dos Santos Vaz, em uma cadeira de rodas, ali um pouco triste em não poder participar mas feliz por estar entre amigos. No retorno algo muito bonito, mãos dadas, todos uníssonos, cantaram o Hino do Bombeiros.

 

 

Comandante Frazatto

 

Com tudo que constatamos, resolvemos fazer uma visita a Sede do Batalhão, sendo recebida pelo Comandante Sr. Frazatto, que relatou sobre o histórico dos bombeiros, mostrando no salão principal o acervo da Instituição como fotos antigas e atuais da cidade e das demais do litoral, bem como objetos e equipamentos utilizados, para pronto atendimento, socorros especiais, naufrágios, queimados, acidentados, busca e resgate.

 

Base náutica dos bombeiros de Guaratuba

 

Assim, tomei conhecimento de dados importantes como a iniciação dos serviços no litoral, materiais de apoio com regras, direitos e deveres... É a memória que se pretende resgatar e deixar para a posteridade.

Conta a Guarnição com embarcações, veículos, equipamentos, manuais editados e formulados sobre procedimentos padronizados do guarda vidas e dos demais profissionais envolvidos no processo, sempre tendo a preocupação com a proteção da população.

 

Equipamento de resgate

 

Assim, entre o sentir orgulho e receber as informações pelo senhor Comandante, pudemos constatar que outros serviços nos são oportunizados presenciar. São os trabalhos que a modernidade de um mundo em ebulição e evolução necessita, ou seja... o de regularmente ouvirmos as hélices girando de helicópteros BELL 206, JET RANGER, ou EUROCOPTER EC 130 B4 modernos, equipadíssimos, com profissionais qualificados, aptos a utilizarem técnicas operacionais, missões de apoio aéreo, buscas e resgates, salvamento aquático, remoção aero médica, defesa civil, pertencentes ao Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas ali sediados no verão e normalmente no Aeroporto do Bacacheri em Curitiba.

 

Helicóptero e seu piloto

 

Sendo assim explicitado até aqui, pode-se deduzir como o homem em sua evolução, teve a necessidade de modificar as formas de viver de ser, tendo o pensamento voltado para a sua segurança e desenvolvimento.

A arqueologia nos diz que o homem pré-histórico teve forte ligação com o mar e os utensílios encontrados são de subsistência e proteção.

Deduz-se que deve ter sido assustador quando uma chama avistaram, motivada talvez por um raio, e mudanças ocorreram em suas vidas a partir do fato.

Também analisamos que as embarcações frágeis não impediram de partirem rumo ao desconhecido.

Essa fantástica ida a um passado longínquo não nos limita a ter pensamentos de que por séculos e séculos, a humanidade passou por períodos, até quando dos descobrimentos pelos portugueses e espanhóis, além de outros povos.

Mesmo sabendo-se que Posseidon, o deus grego dos mares (Netuno para os romanos), os deuses do Olimpo como Zeus, ou os cartagineses e fenícios além de outros poderiam com suas frágeis galeras usadas há muitos milhares de anos, chegarem tão longe.

Voltemos também aos banhos romanos, das termas, indicados para curar, para lazer e prazer, são hoje substituídas pelas águas que banham os continentes.

Aí agrupam-se as populações não para questões de lutas mas para diversão sadia, a recreação, esportes e busca de melhores condições de vida.


Praia de Guaratuba

Concluindo, nas águas verdes de um oceano de ondas amenas ou turbulentas, de areias brancas ou monazíticas, Guaratuba pulsa não só na temporada do verão, onde o céu é sempre azul e infinitamente lindo.

Que os raios de sol que amorenam as peles, aquecem as águas, tombem mansamente no crepúsculo e a cada dia continuem a acalentar os corações de todos os policiais bombeiros e aviadores do nosso Paraná e do Brasil.

 

Música: Lago dos Cisnes - Tchaikovsky
e Hino dos Bombeiros do Paraná

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados