Como poderemos definir o que é ser Professor?

É o mestre, o que ensina, sabíamos assim, mas na atualidade, dizemos que ser professor é, antes de tudo um pesquisador, construtor, cientista, inovador e renovador, líder, desafiador, humanista, correto, justo, crítico, amável, sensível, sério, assim poderíamos infindavelmente, colocar adjetivos para Ele.

Não existe um “modelo”, que retrate essa figura que nos deu as mãos desde nosso primeiro contato com uma escola.

Como professor, não se define o “sabe tudo”, dominador de conteúdos e conhecimentos, mas, aquele que tem a capacidade para contribuir sem cobrar algo pela rudeza de atitudes, mas pelo companheirismo, atentando para a individualidade de cada um.

Ao professor, é necessário preparo e técnicas para desempenhar o papel de repassador de algum conhecimento, não dele, mas captado pelos Estudos.

Na convivência com estudantes, deve procurar descobrir os talentosos, investigando o que preferem, suas habilidades, enfim, ter aquele “olhar”, pois perdem-se pelos bancos escolares, desenhistas, chargistas, escritores, poetas, músicos, locutores, cantores, administradores, atletas, entre outras competências.

Como o meio escolar abriga pessoas de vários segmentos da sociedade são oferecidos estágios, cursos, treinamentos aos mestres, que beneficiam os alunos, fazendo com que no futuro, possam desempenhar funções como profissionais competentes que todo empregador deseja.

Quando vemos a mídia informar que em tal escola ou curso, um professor encanta pela forma de trabalhar, ele nada mais faz do que criar, aulas agradáveis, descontraídas mas planejadas, que levam ao pensar, questionar, investigar...

Quando se fala em comunicação, ninguém mais que o professor precisa tê-la atualizada ao momento, à sua clientela e meio social, para haver diálogos, imprescindíveis no meio escolar.

Para ser valorizado o magistério, importante todo professor questionar sua remuneração, sua participação junto a entidades de classe, fazendo com que sejam vistos com outros olhos tanto por parte do poder público, quanto do privado, e toda sociedade.

É inadmissível o salário pago aos professores em nosso país.

Ainda vemos que a grande maioria exerce a profissão por ideal, por amor, não sendo valorizado, deixa-se abater muitas vezes, influindo essa atitude, até no seu próprio desempenho.

Cabe ainda ao professor, sempre lembrar que também é um aluno, pois o aprender e o transmitir, o orientar, o questionar, o pesquisar, são suas funções especiais.

Quando perguntados sobre a elaboração de um projeto, há os que não conseguem com independência, necessitando do auxílio da coordenação, ou colegas e só assim desenvolvem o senso crítico para refazer posturas, conceitos, pois o conduzir estudantes a deduções lógicas é uma das suas funções.

A modernidade exige que cada um saiba o porquê dos fatos, dos acontecimentos no decorrer da história para enfrentar o mundo em constantes transformações.

Cabe ainda ao professor desenvolver atividades pertinentes à sua função e intercalar períodos de treinamentos e aperfeiçoamento, passando por reciclagens e estudos de pesquisas, aliados á equipe técnica da unidade escolar, para estarem sempre atualizados.

Todo professor, deve ainda fortalecer uma relação que muitas escolas deixam de lado, que é quanto a modernização e utilização da biblioteca.

Os equipamentos eletrônicos, a avaliação do trabalho desenvolvido conforme consta do planejamento anual, merecem atenção redobrada.

Não só esse professor de quem falamos, mas todos os envolvidos no processo, precisam valorizar a formação básica com qualidade para que a educação vença os desafios e aceite a competição, para a melhoria do processo educativo.

Que todos os corações sejam como pequenos e pulsantes altares, onde se cantem louvores aos signatários do transmitir, descortinando-se fulgurações que como as flores que exalam perfumes, vislumbre no professor o ressurgimento de uma nova visão, ou seja, o de levantar bandeiras, sem esquecer de estar à frente delas!



 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 

 


 


 

Pelo EnvioWebaguia

Pelo Outlook

 

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados