Mapa da Colômbia Colonial

 

 

 

 

 

 

 

Pelos idos do século XVI, fundações de cidades iniciaram-se com a distribuição de terras entre os conquistadores, quando também iniciou a exploração das minas de sal, ouro, esmeraldas e abominou-se a cultura dos indígenas iniciando a implantação do cristianismo.

Trazidos pelos espanhóis como escravos, africanos e espanhóis colaboraram para a mestiçagem.

 

Escravos

 

Um fato que contam sobre Cartagena é que ela é chamada das índias por várias suposições... a mais curiosa contada pelos moradores é que os espanhóis vinham em grupos de 90 homens em suas embarcações e sem nenhuma mulher. Ao chegarem no litoral colombiano depararam-se com as belas índias e para terem seus romances com elas, exterminavam seus maridos e posteriormente até as levavam para a Espanha,

 

Estátua da índia Catalina

 

Há uma praça onde a escultura de uma delas está em destaque, foi uma das que muito fez em prol da cidade e do pais, interferindo junto aos espanhóis porque estudou e falava fluentemente o idioma do conquistador.

Na Europa observou que precisavam melhorar as condições de vida nos pequenos vilarejos.

Cartagena passou a ser polo das embarcações e do comércio, mercado de escravos da América do sul com palacetes senhoriais. Muito cobiçada por corsários ingleses daí a fortificação da cidade e das obras até hoje belíssimas como igrejas, colégios e a muralha.

Já Bogotá era capital do Vice-Reinado, sede do governo espanhol, com uma hierarquia eclesiástica, seu povo até os dias atuais é extremamente religioso (98 %).

 

Artezanato indígena

 

Podemos dizer que por tudo aqui exposto, vemos que o artesanato rico, colorido, belíssimo da Colômbia, apresenta um mundo de expressões culturais também na música, nas artes, nas letras com escritores e artistas de nível internacional que nos dizem que deve-se muito ao quesito formação do povo colombiano, pela mistura de várias raças.

Poderemos dizer que houve uma sofisticada diversidade cultural na Colômbia antes da chegada dos espanhóis.

 

Cidade perdida na Serra Nevada

 

Indígenas criadores de estátuas, de tumbas, e da cidade perdida na Serra Nevada, viviam em várias regiões.

Com a dominação dos brancos uma cultura andina se faz notar, com semelhança europeia e outra do Caribe de herança indígena e africana, além da outra da Amazônia de origem também indígena.

Sabe-se que existem 87 povos indígenas com 64 línguas nativas e outras dos que lá residem, como mestiços, ciganos, núcleos de imigrantes e em algumas cidades fala-se o inglês.

Podemos citar alguns eventos importantes que ocorrem anualmente como o festival do Teatro, do Cinema, a Feira do Livro, o Festival do Jazz, o Internacional da Poesia, além dos ligados à moda e gastronomia.

Há a denominação do Triangulo do café, sempre uma homenagem a esse fruto.

 

Parque Nacional do Café

 

O Parque Nacional do Café obra atrativa para mostrar a importância que o país dá a esse grande potencial agrícola e comercial, que angaria divisas.

Sempre valorizando o potencial das cidades, das produções, do artesanato, dos museus, das culturas, do folclore, da música meios de divulgação séria e eficaz.

Aqui podemos dizer que o café colombiano é saboroso, rico em aromas, e cada região apresenta uma bebida singular e saborosa, mas não podemos deixar de valorizar o café brasileiro, que sempre foi a paixão dos produtores das ricas terras vermelhas do norte paranaense e dos estados do sudeste.

Não conseguimos dizer qual o melhor e o mais puro... tudo depende também da preferência por sabores, intensidade da cor, torrefação, formas de colheita e preparo da bebida.

 

Escultura no Parque Nacional do café

 

 

 

Visite as outras fases dessa viagem
 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu recado para a autora

 


 

Pelo EnvioWebaguia

 

Fale com a autora:  lyzcorrea@hotmail.com


Adicionar este site aos seus Favoritos
|    Home    |    Menu    |    Voltar    |

|    Livro de Visitas    |



Desde 29.01.2010,
você é o visitante nº


Página melhor visualizada  em Internet Explorer 4.0 ou Superior: 1024 X 768
Copyright© A Gralha Azul - 2009 - Todos os Direitos Reservados